logo misa

Promovendo a Liberdade de Expressão na África Austral

WhatsApp Image 2023 07 14 at 14.42.22

Mais de 50 jornalistas das províncias de Manica e Sofala, Centro de Moçambique, beneficiaram, esta semana, na cidade da Beira, de uma capacitação em matérias de cobertura eleitoral, numa parceria entre o MISA Moçambique, Comissão Nacional de Eleições (CNE), Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

A iniciativa visa ampliar os conhecimentos dos media em questões de legislação eleitoral e jornalismo como mecanismo de monitoria da transparência em todas as fases dos processos eleitorais.

Para Maria Sitole, Presidente do núcleo provincial do MISA em Sofala, a formação ampliou os seus conhecimentos não só para a cobertura eleitoral mais profissional e isenta, mas também para a actividade jornalística no geral. “Devemos pautar pela imparcialidade, coesão e fazer o cruzamento das fontes para trazer uma informação credível ao público, pautando sempre pela objectividade, princípios deontológicos da profissão, promovendo sempre um jornalismo responsável”, afirmou Maria Sitole.

Por sua vez, Domingos Boaventura, jornalista da Agência de Informação de Moçambique (AIM) em Manica, destacou os benefícios do treinamento, afirmando estar melhor preparado para “trabalhar com outras abordagens, sobretudo no que diz respeito as eleições autárquicas e gerais.”

Desde o início deste programa de treinamento, foram capacitados cerca de 200 jornalistas das zonas sul e centro do país, prevendo-se abranger, no final, 225 beneficiários.

WhatsApp Image 2023 07 14 at 14.44.12

Com o apoio de:

igual partnercesc partnercesc partnercesc partnercesc partner