logo misa

Promovendo a Liberdade de Expressão na África Austral

presO MISA-Moçambique, realizou, entre Fevereiro e Março de 2023, eleições para os Presidentes dos Núcleos Provinciais. Conforme os resultados do escrutínio, são Presidentes dos Núcleos Provinciais do MISA, os seguintes membros:

Núcleo Provincial de Gaza

Osvaldo Salomão Madade, jornalista e apresentador na Televisão de Moçambique (TVM). Formado em Leitura e Expressão para rádio e televisão e em Gestão de Projectos. Actuou nas áreas de locução e jornalismo na Radio Moçambique, Emissor Provincial de Gaza e na Rádio Comunitária de Xai-Xai. Formador de jornalistas e locutores em radiodifusão comunitária.

 

Núcleo Provincial de Inhambane

Tomás Menete, foi repórter correspondente da TV Miramar na província de Inhambane. Foi colaborador do Jornal Notícia - Delegação de Inhambane e jornalista da Rádio Progresso em Maxixe. Foi repórter do Jornal Horizonte Juvenil. É proprietário da empresa M. Comunicações e serviços / MCS, Membro da Rede de Comunicadores Amigos de Crianças – RECAC.

 

Núcleo Provincial de Manica

Nelson José Silvestre, formado em Jornalismo. Foi jornalista na Rádio Comunitária Gesom, Rádio Cidade – Beira e colaborador do Jornal Mensal “O Mensageiro”.
Actualmente é jornalista da Rádio Moçambique.

 

Núcleo Provincial de Sofala

Maria Mateus Sitole, formada em Ciências da Comunicação pela Universidade Zambeze - Beira. Possui experiência em Jornalismo Cultural e Possibilidade de outras Narrativas, Roteiro para Estabelecimento e Requalificação dos Museus em Moçambique, Jornalismo e Acesso às fontes de Informação Oficial. Actualmente é jornalista do Diário de Moçambique.

 

Núcleo Provincial de Tete

Onésio Pedro Antonio Jó, formado em ensino de Matemática e Educação Visual pelo IMAP; em Informática com diploma reconhecido pelo Centro Profissional de Recursos Digitais de Tete – CPRD e pelo CAICC, Locução e Apresentação de programas radiofónicos pelo Centro de Formação da Rádio Moçambique e Jornalismo Investigativo pelo CESC. Atuou nas áreas de docência nas disciplinas de Matemática e Desenho. É locutor e jornalista da Rádio Comunitária de Mutarara, tendo antes exercido as mesmas funções na Rádio Comunitária de Angónia. Foi coordenador Provincial do inquérito sobre tendências de votos, levado a cabo pelo MISA-Moçambique no âmbito das 6ªs eleições gerais do país. Actualmente é locutor e colaborador da redacção na Rádio Moçambique, em Tete.

 

Núcleo Provincial de Zambézia

Zito do Rosário, é jornalista investigativo, consultor de media e Business Intelligence. Presidente do Conselho de Administração da PROMETHEUS, SA. Presidente do Conselho de Cidadãos de Moçambique. É fundador da Rádio Chuabo FM e Jornal Txopela. Frequêntou o curso de Ciências Políticas e Relações Internacionais na Faculdade de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Católica de Moçambique, Curso de Direito na Universidade Aberta – ISCED e Emerging Media LeadShip na Sol Plaatje Institute for Media Leadership at Rhodes University. É formado em Comunicação para o Desenvolvimento com Especialidade em Governação da Indústria Extractiva pela Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique. Possui habilidades em Jornalismo de Paz e Cidadania, Cobertura Eleitoral, Jornalismo sobre questões ambientais e de gestão de terra e recursos e em jornalismo de dados.

 

Núcleo Provincial de Nampula

Aunício da Silva Emília Avalinho, foi editor do Jornal IKWELI, Jornal Nova Era, Jornal Diário da Zambézia, gestor de Programas Eleitorais e Democracia na Solidariedade Moçambique e diretor de Gestão do Conhecimento e Informação de Nampula (F&A e Comunicação). Trabalhou na Associação de Ajuda Mútua Rural (ORAM) em Nampula, na Associação Nacional de Extensão Rural (AENA) e na Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Rurais. Foi Responsável de Comunicação e Imagem da Plataforma Provincial de Organização da Sociedade Civil (PPOSC), Nampula. Possui experiência em Assessora de Comunicação e Pesquisa.

 

Núcleo Provincial de Niassa

Janário Eduardo Mário, jornalista e locutor da Rádio Moçambique, Emissor Provincial de Niassa. Director da Rádio Esperança FM. Membro da Rede de Formadores do FORCOM.

 

Núcleo Provincial de Cabo Delgado

Jonas Joaquim Wazir foi correspondente do Grupo Soico, STV e jornal o País, Diário de Moçambique em Cabo Delgado, colaborador do Jornal Domingo, da Televisão Independente de Moçambique (TIM), do Jornal Demos, da Televisão de Moçambique (TVM) em Pemba. Trabalha com as rádios comunitárias na transmissão de técnicas do jornalismo. Participou na pesquisa sobre a aceitabilidade da populaçao dos distritos de Palma, Nangade e Mocimboa da Praia em relação a presença naquela região das mega-empresas envolvidas na pesquisa e exploração de hidrocarbonetos, na pesquisa sobre o uso de redes mosquiteiras nos distritos de Namuno e Balama e na pesquisa sobre Potencialidade Sócio Económica das comunidades dos distritos de Balama, Montepuez e Namuno. Jornalista da Sociedade de Notícias, delegação de Cabo Delgado.

Com o apoio de:

igual partnercesc partnercesc partnercesc partner