logo misa

Promovendo a Liberdade de Expressão na África Austral

JEREMIASO MISA Moçambique conta, desde esta terça-feira, 03 de Maio de 2022, com novo Presidente do Conselho Nacional Governativo.
Trata-se de Jeremias Langa, Jornalista de reconhecido mérito, eleito por unanimidade, em Assembleia-Geral Extraordinária, e que sucede Fernando Gonçalves, que durante dois mandatos dirigiu os destinos da organização.O elenco de Jeremias Langa conta com a vice-presidência da Jornalista e Activista dos Direitos Humanos, Fátima Mimbire (Primeira Vice-presidente), e do Jornalista Sithoi Luxteque (Segundo-Vice-presidente). Conta, ainda, com os Jornalistas Carlos Matstinhe e Olívia Massango, como vogais.


No acto de tomada de posse, Jeremias Langa destacou as conquistas do elenco anterior e prometeu dar continuidade ao trabalho em curso, de promoção e protecção de direitos e liberdades fundamentais, especialmente aqueles relacionados aos media. Para Jeremias Langa, “a advocacia para a aprovação de um quadro legal dos media universal e constitucionalmente viável constitui uma das prioridades do mandato”, numa clara alusão ao papel que o MISA vem e deverá desempenhar no processo, já em curso, de revisão das propostas de lei da Comunicação Social e de Radiodifusão.

O Presidente cessante, Fernando Gonçalves, fez uma breve retrospectiva dos caminhos trilhados pela Organização, desde o início do seu mandato, destacando o alcance de uma das maiores conquistas - o relançamento da credibilidade da instituição na defesa e protecção das Liberdades de Expressão e de Imprensa e outros direitos fundamentais. Fernando Gonçalves desejou sucesso ao novo elenco, mostrando, igualmente, total disponibilidade em apoiar ao seu sucessor, em tudo quanto for necessário.

A presidência de Jeremias Langa conta com Egnácio Gamay como presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Alexandre Matsimbe como secretário e Joaquina da Glória como Vogal. Preside o Conselho Fiscal, o Jornaista Rodrigues Luís, tendo como secretário Francisco Carmona e Jacinta Nhamitambo como relatora.

Com o apoio de:

igual partnercesc partnercesc partnercesc partner