Quem somos
Somos uma entidade nacional pertencente ao MISA – MOÇAMBIQUE, que se dedica à verificação de informações na media e nas redes sociais em Moçambique. Nosso objectivo é garantir o acesso a uma informação de qualidade, contribuindo para a exposição e denúncia de desinformações sobre assuntos de interesse nacional.
A unidade de verificação de factos, MISAcheck foi criada em 2020, no auge da pandemia da Covid-19, como uma vacina contra as desinformações sobre a doença. Na altura, a unidade desempenhou um papel importante na identificação e exposição de desinformações sobre as vacinas e o seu trabalho foi essencial para incentivar a população a aderir à vacinação, ajudando a salvar vidas em meio à disseminação de teorias de conspiração que geravam desconfiança e resistência em relação à imunização.
Após o pico da Covid-19, a unidade foi redireccionada para a verificação de assuntos gerais de interesse público. Durante o ciclo eleitoral 2023-2024, o MISAcheck dedicou as suas actividades para a verificação da desinformação eleitoral, pois este período é considerado um dos momentos críticos e propícios para a proliferação de desinformações, onde são espalhadas informações com intenções claras de desacreditar oponentes (candidatos e partidos); órgãos eleitorais e o processo eleitoral em si.
ARTIGOS RECENTES
-
Não é verdade que Daniel Chapo disse que o terrorismo em Cabo Delgado está em fase terminal
-
Não é verdade que o Presidente da República, Daniel Chapo suspendeu a compra de aviões da LAM para proteger recursos públicos
-
MC Trufafa está vivo e não foi baleado novamente
-
A informação que circula na internet sobre o suposto rapto do Gabriel Júnior é falsa
-
Bernardino Rafael não está detido nem é acusado de tentar assassinar Venâncio Mondlane
-
Ossufo Momade está vivo, garante a Renamo
-
UNIDADE TEMÁTICA 2: Como capitalizar o aprendizado dos tempos pandêmicos no exercício jornalístico?
-
Não é verdade que Dom Carlos Matsinhe foi preso por lavagem de dinheiro na África do Sul
-
Não há nenhuma decisão para voto electrónico em Moçambique
-
Venâncio Mondlane está vivo e não sofreu nenhum acidente aéreo


