Etapas de Verificação
Observação: observamos os assuntos publicados nos principais meios de comunicação nacional e plataformas de media e redes sociais (Facebook, WhatsApp, X, Instagram entre outras).
Selecção: seleccionamos o material a ser verificado, desde que esteja dentro dos critérios estabelecidos.
Identificação da fonte original da informação: (a data de publicação confere com a original? Quem é o autor do artigo? É um jornalista, um político, um profissional da área ligada ao tema do texto?).
Separar factos e dados de opiniões: são classificados como factos, afirmações atribuídas a uma determinada figura pública e trechos que façam menção a acontecimentos que podem ser confirmados ou refutados por meio de registos visuais ou documentais (texto, imagem, áudio e vídeo). Dados remetem a pesquisas, números, estatísticas, comparações, menção a documentos históricos ou jurídicos, cifras, ou seja, indicadores que podem ser verificados com as respectivas fontes.
Verificação dos factos e dados: levantamento de informações existentes sobre o assunto (para compreensão do contexto em volta da informação); identificação de fontes e bases de dados para o apuramento.
- Análise da veracidade do material seleccionado: cruzamento e comparação do material seleccionado com as fontes e bases de dados oficiais. Se tratando de fotos, áudios e vídeos, podem ser acionados alguns recursos tecnológicos para certificar se houve ou não manipulação.
Recurso a fontes alternativas: que possam adicionar dados que reforcem a veracidade ou refutem a informação.
Selagem da informação: terminado o processo de verificação e análise do material seleccionado, classificamos a informação de acordo com os graus de veracidade da informação do MISACheck.
Elaboração do texto: já tendo classificado a informação, elaboremos o texto seguindo a estrutura – o titulo (apresentamos a conclusão da verificação do caso, portanto ele tende a ser curto, directo e informativo), a alegação (expõe a afirmação/alegação do material que está a ser verificado, devendo ser reproduzido com fidelidade, conforme foi divulgado na fonte original (redes sociais, publicações de media etc), incluindo o contexto em que a alegação surgiu (quem disse, onde e quando), os factos (contextualiza e explica a verificação, apresentando evidências e informações obtidas através de fontes oficiais e confiáveis (alternativas), fazendo comparações entre as alegações e os dados obtidos durante a verificação e apresentando no interior do texto links directos e referências que permitem aos leitores acessar e conferir por si mesmos os documentos oficiais, reportagens ou declarações originais usadas durante a verificação da alegação, evidenciando, justificando e fundamentando a conclusão dada no título, ao mesmo tempo que facilita a verificação independente permitindo que o leitor explore mais detalhes sobre o assunto, sem se limitar apenas a esquematização apresentada no texto publicado pelo MISACheck).
- Revisão conjunta e minuciosa do processo de verificação e Publicação: com o texto já pronto, o mesmo é revisto de modo a aferir se esta devidamente escrito, sem erros ortográficos. Também é feita uma pré-visualização dos links para ver se eles levam as suas devidas informações e documentos, posto isso faz-se a publicação principal no website do MISACheck, e posterior divulgação nas redes sociais do MISA-Moçambique.
ARTIGOS RECENTES
-
Não é verdade que Daniel Chapo disse que o terrorismo em Cabo Delgado está em fase terminal
-
Não é verdade que o Presidente da República, Daniel Chapo suspendeu a compra de aviões da LAM para proteger recursos públicos
-
MC Trufafa está vivo e não foi baleado novamente
-
A informação que circula na internet sobre o suposto rapto do Gabriel Júnior é falsa
-
Bernardino Rafael não está detido nem é acusado de tentar assassinar Venâncio Mondlane
-
Ossufo Momade está vivo, garante a Renamo
-
UNIDADE TEMÁTICA 2: Como capitalizar o aprendizado dos tempos pandêmicos no exercício jornalístico?
-
Não é verdade que Dom Carlos Matsinhe foi preso por lavagem de dinheiro na África do Sul
-
Não há nenhuma decisão para voto electrónico em Moçambique
-
Venâncio Mondlane está vivo e não sofreu nenhum acidente aéreo


