Imprimir

IbraimoMbarucoO MISA Moçambique assinala hoje, dia 7 de Abril de 2021, a passagem do primeiro aniversario desde o desaparecimento forçado do jornalista Ibraimo Mbaruco, na vila de Palma.
Por esta ocasião, o MISA Moçambique lamenta que todos os esforços visando localizar o jornalista, incluindo através de contactos ao mais alto nível do Governo e das instituições de administração da justiça da República de Moçambique, resultaram em fracasso.


O MISA Moçambique faz recordar que Ibraimo Mbaruco, foi raptado no dia 7 de Abril de 2020, na vila de Palma, província de Cabo Delgado, onde vivia com a família e trabalhava para a Rádio Comunitária de Palma.

Antes do seu desaparecimento, Ibraimo Mbaruco enviou uma curta mensagem dando conta de que estava “rodeado de militares”. Uma queixa foi apresentada imediatamente junto das autoridades locais da Polícia e do Governo, e ainda junto da Procuradoria Provincial, na Cidade de Pemba.

Tendo em conta que o desaparecimento de Ibraimo Mbaruco ocorreu em território sob a administração do Estado moçambicano, o MISA Moçambique considera ser dever das autoridades moçambicanas ajudar a esclarecer este caso, incluindo os passos que terão sido tomados para a sua localização.